Nova tecnologia de borracha melhora resistência e mitiga risco de incêndio nos transportadores

Quanto mais extenso o transportador, maior é o custo da correia, podendo representar até 80% do custo de manutenção do ativo ao longo de sua vida

Por Conexão Mineral 03/03/2023 - 21:05 hs
Foto: Superior Industries do Brasil
Nova tecnologia de borracha melhora resistência e mitiga risco de incêndio nos transportadores
Rolos da linha Premium com borracha anti-propagação de chamas

As preocupações com incidentes ocorridos na operação de transportadores de correia são bem conhecidas nas mineradoras. Se a borracha utilizada nos revestimentos de rolos ou tambores não possuir material apropriado, esses equipamentos estarão vulneráveis a incêndios que acidentalmente podem ocorrer durante as operações.

Para minimizar esse risco, a Superior Industries do Brasil, fabricante de equipamentos e componentes para mineração, apresenta novas tecnologias para evitar que incêndios se alastrem pelos transportadores de correias. Uma delas é o composto de borracha anti-propagação de chamas utilizado nos rolos da linha Premium, certificado pela Norma UL94 classe V-0. 

A empresa possui um laboratório para análise das características químicas dos compostos e das propriedades mecânicas da borracha. Não há terceirização de qualquer etapa do processo, e a empresa detém o controle sobre toda a matéria-prima, rastreabilidade dos processos e da produção.

Aplicação das borrachas anti-propagação de chamas

Os componentes móveis dos transportadores são essenciais na movimentação sobre correias, de produtos como grãos, agregados (pedra, areia, cimento), minérios (ferro, cobre, ouro), rejeitos e cavaco de madeira. Em movimentações de altas tonelagens, os incêndios podem atingir dimensões catastróficas, causando paradas não programadas que resultam em grandes prejuízos, além de colocar em risco a vida dos colaboradores.

“Quando há um agente causador de fogo por parte de qualquer componente, ele pode se alastrar rapidamente para a correia, comprometendo toda a estrutura do transportador. Contudo, com a utilização do revestimento anti-propagação de chamas, os rolos deixam de ser agentes disseminadores de combustão", destaca Ramon Santinom, engenheiro de produtos da Superior Industries.

De acordo com ele, todo o processo de fabricação é realizado in company, especialmente o cuidado dedicado à vulcanização da borracha no tubo metálico. Essa etapa é desenvolvida em autoclave, com tempo e temperatura rigorosamente controlados, além de formulação específica, matéria-prima de primeira qualidade e profissionais experientes na área. “O resultado é uma borracha com propriedade anti-propagação de chamas atendendo à Norma UL94 classe V-0, com elevada resistência ao desgaste (~ 50mm³), à deformação permanente, ao rasgo e maior aderência entre as interfaces. Ou seja, é uma borracha que não se desprende do tubo”, garante Ramon.

Correia transportadora de minérios

Quanto mais extenso o transportador, maior é o custo da correia, podendo representar até 80% do custo de manutenção do ativo ao longo de sua vida. Por isso, a correia deve ser tratada com a devida atenção, para mitigar possíveis incidentes que possam colocá-la em risco. “A boa qualidade dos rolos é fundamental para a conservação, funcionamento e segurança das correias”, explica Elton Junior, representante comercial da Superior Industries.

“Atualmente, as equipes de manutenção e engenharia não dispõem de um controle eficiente de todos os componentes ao longo do transportador. Isso demanda mão de obra, tempo e claro, dinheiro. Os rolos fabricados pela Superior Industries preservam a integridade das correias, da operação, reduzindo drasticamente os riscos de incidentes na operação. No Brasil, há mineradoras que já iniciaram a substituição para rolos com revestimentos de borracha anti-propagação de chamas”, conclui Elton.